quinta-feira, 4 de junho de 2009

Design

tem como função estética, e a de utilidade..
Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes, e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras, livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da internet, entre outros.

Design é também a profissão que projeta os artefatos. Existem diversas especializações, de acordo com o tipo de coisa a projetar. Atualmente as mais comuns são o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores. O profissional que trabalha na área de design é chamado de designer.

Finalmente, o design pode ser também uma qualidade daquilo que foi projetado.

Eporque é que falamos de arte ou de design?
Porque quando dizemos arte ou design, quando chamamos arte a uma coisa ou dizemos que uma coisa tem design, estamos a ganhar uma outra consciência e a dedicar uma outra atenção às coisas que estamos a observar ou a conceber. Uma consciência aberta e disponível, uma atenção entusiasmada e afectuosa, é isso que distingue os momentos em que se produz ou aprecia arte ou design. É isso que os distingue da mera repetição das rotinas do quotidiano, em que passamos pelos objectos e olhamos para as coisas sem as ver, sem pensar, sem sentir



Autocarro do futuro, que parece uma torradeira ..

Parece um banco, mas serve para lareira ..

Sem comentários:

A minha Auto-Avaliação (Outubro)